sexta-feira, 17 de maio de 2013

Casa do Povo?

Foto da sessão noturna do dia 14 Maio, a última

Na penúltima sessão legislativa os vereadores de Búzios aprovaram projeto de resolução alterando o horário das sessões das terças-feiras para as 10:00 horas da manhã. Com isso, só teremos sessões da Câmara de Vereadores de Búzios no horário diurno, já que as sessões das quintas-feiras são realizadas nesse horário. Em vez de alterar o horário das quintas das 10:00 para 18:00 horas para que todas as sessões fossem noturnas, os vereadores fizeram justamente o contrário. Como chamar de Casa do Povo uma Câmara de Vereadores que restringe a participação popular, estabelecendo o horário de sessões justamente no horário de trabalho do povo de Búzios? Não existe nenhum argumento razoável para que as sessões sejam diurnas. O livro de presença passado em todas as sessões provam que era maior o publico presente à noite. Medo do povo? Ou vontade de que nas sessões só tenham funcionários dos gabinetes? O que se pretende com a medida? Economia de energia? Como, se nesta legislatura o número de funcionários passou de 90 para 130?    

Contraditoriamente, o projeto de resolução foi apresentado pelo vereador Henrique Gomes, aquele   que bradava em seus discursos sobre a necessidade das autoridades municipais ouvirem "a voz rouca das ruas". Também assinou o projeto o novato Gugu de Nair. 

A proposta foi aprovada com apenas um voto contrário, do vereador Lorram. Parabéns vereador! Coerência é isso aí. Mais do que isso: sob o argumento da necessidade de ampliar a participação popular em Búzios, o vereador já havia apresentado, na legislatura passada, projeto de resolução em sentido contrário ao atual, para que todas as sessões fossem noturnas. Mesmo sabendo que seria derrotado, o vereador fez questão de apresentá-lo, marcando sua posição favorável à presença popular no Legislativo. 

Também não podemos responsabilizar o vereador Felipe Lopes pela alteração no horário das sessões porque, na qualidade de presidente substituto devido à ausência de vereador Leandro, não pode votar.  

Como curiosidade pesquisei os dias e horários das sessões das outras Câmaras de Vereadores da nossa Região dos Lagos:

1) Araruama - Terças e Quintas, às 18:20 horas.
2) Arraial do Cabo - Terças e Quintas, às 17:30 horas.
3) Cabo Frio e Iguaba Grande - Terças e Quintas, às 18:00 horas.
4) Rio das Ostras - Terças e Quartas, às 17:30 horas.
5) São Pedro da Aldeia - Terças e Quintas, às 10:00. 

Observação: as sessões da Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia, há duas legislaturas atrás, eram realizadas em horário noturno. Só passaram a ser diurnas devido ao apagão de 2003. 

Comentários no Facebook:


  • Jose Figueiredo Sena Sena Luiz Carlos Gomes, porque não criar um projeto de " LEI" , criando o ponto " Facultativo " para todos os trabalhadores de Búzios , para poder assistir as seções na terça/feira e na quinta/feira as 10.00 hs da manhã , ai sim seria coisa de primeiro mundo. Agora ká pra nóis simples contribuintes podemos falar " ME ENGANA QUE EU GOSTO " , e a felicidade até existe,né.
  • Luiz Carlos Gomes absurdo, né Professor.



    Jose Figueiredo Sena Sena Luiz Carlos Gomes, até que é muito bonito , são palavras pra ser faladas , são palavras para ser sempre lembradas , principalmente na hora que nós humildes eleitores estamos de frente a uma "URNA " para colocar o nosso voto , e pensar assim, só pensar, porque depois do voto a realidade é totalmente outra né . Então vamos lá " O PODER EMANA DO POVO , E EM SEU NOME DEVE SER EXERCIDO " , coisa muito bonita né, agora quando este poder tenta se esconder ai né, vai ficar muito difícil de entender e de explicar para " ZÉ POVÃO ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário